expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 14 de outubro de 2014

"FAQ VEGGIE" OU "COMO LIDAR COM PROVOCAÇÕES SOBRE VEGETARIANISMO"


Há alguns meses fui almoçar com um grupo de colegas, e o local escolhido foi: McDonalds.
Pra quem não sabe a rede possui um hambúrguer vegetariano no cardápio... Na Índia!


Hambúrguer feito com massa de batata.

Como eu já sabia da impossibilidade de ter comida para mim levei, sem constrangimento algum, o meu almoço de casa: Hambúrguer vegetariano e salada de cenoura, brócolis e batata doce. 

Alguns dos meus colegas ainda não sabiam sobre meu recente vegetarianismo, então foi um festival de perguntas.

- Mas porque você resolveu ser vegetariana?
- Você não é daquelas vegetarianas chatas que tentam converter todo mundo não né? Povo uó!

Dúvidas esclarecidas, expliquei que era uma opção pessoal minha, mas que não, não iria tentar converter ninguém. Claro que eu amaria se todos fossem vegetarianos ou veganos, mas cada qual com a sua consciência.

Estava faminta, encarando meu hambúrguer, e então quando pensei que enfim poderia dar a primeira garfada, mal sabia o que me esperava: o festival de piadas prontas anti-vegetarianas! rss


*Foto Tumblr veganismo da depressão.

- Mas tem ovo nisso aí, você come ovo então não é vegetariana é ovo-lacto-vegetariana!
- Hambúrguer o quê? Isso aí é malassada menina!
- E o pintinho que tinha aí nesse ovo? É uma assassina! Matou o pobre pinto!
- Bom mesmo é carne, negócio de comer folha não é comigo!
- Alface sente dor sabia?
- Comer carne é algo natural. O leão também come viu?

Fiquei surpresa com a quantidade de perguntas elaboradas em uma fração de segundos. rss Mas o espanto maior foi quando comecei a ler mais sobre o assunto e notei em outros relatos que praticamente TODO MUNDO que optou pelo vegetarianismo ou veganismo ouviu perguntas muito semelhantes. 

Algumas pessoas até formularam respostas prontas para as perguntas frequentes. Adorei esse post em especial da Beleza Vegana com o "FAQ VEGANO". rss

Essas eram as respostas que eu queria ter dado aos meus amiguinhos:

1. Existem vários tipos de vegetarianismo. Ovo-lacto-vegetarianos também são vegetarianos! 

2. O processo pra fazer hambúrguer é o mesmo, sendo que não tem carne nesse. Assim como hambúrguer de salmão ou de frango, hambúrguer de vegetais também é hambúrguer. 

3.O ovo não foi fecundado, não existia pintinho. Ele é como se fosse a menstruação da galinha. (Mas sim, estou no processo para ser vegana e não comer mais derivados animais. Para saber mais sobre especismo clique aqui)

4. Vegetarianos não comem apenas folhas. Existem até vegetarianos que não gostam de alface acredita?

5. Não, alface não tem sistema nervoso. Um boi não é igual a uma alface. Next!

6. O leão não tem senso de ética como um humano. Você não dorme na floresta nem faz várias outras coisas que os animais fazem.




Infelizmente apenas respirei fundo e continuei comendo.Veja bem, eu fui acusada de tentar convertê-los sem nem abrir a boca, mas a única que estava sendo criticada e ridicularizada era eu! rss
Claro que era tudo brincadeira. Provocações são normais quando se têm uma relação de amizade. Também faço várias. Hoje eles já esgotaram o estoque de brincadeiras e respeitam mais a minha escolha. Ficam até interessados nas comidas que preparo. rss

O problema é quando estranhos ou pessoas que você não têm tanta intimidade fazem essas provocações de forma não tão cordial. Não estão dispostos a ouvir os seus argumentos, parecem apenas querer provar um ponto: a estupidez de qualquer escolha que não seja a deles. 

É difícil entender porque diabos não podem respeitar a minha escolha, se tô na minha de boas, tentando não maltratar seres vivos, e não tento impor minha escolha a ninguém - mesmo sendo contra a opção de matar animaizinhos inocentes comer carne.

Talvez seja uma forma de amenizar qualquer culpa que tenham inconscientemente por comer carne, talvez seja só babaquice mesmo. rss Difícil dizer, mas quando chega nessa situação é uma tarefa árdua manter o bom-humor.



Todo vegetariano/vegano passa por isso na vida, e como essa situação ainda é recente para mim, além de profundamente irritada, às vezes me sinto meio emboscada, sendo bombardeada por todos os lados.

Não gosto muito de confrontos, mas fica difícil ignorar os risinhos, como se me achassem uma boba, olhares cúmplices e reviradas de olhos entre os "carnívoros" à mesa, e o pior: as piadas (algumas são maliciosas e fruto da ignorância das pessoas sobre o assunto, com argumentos mentirosos!).

Mas da próxima vez não serei pega de surpresa. FAQ na ponta da língua já. :)


Nenhum comentário:

Pin It button on image hover