expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

3 PRODUTOS FITNESS E NUTRITIVOS: CHIA, LINHAÇA E GOJI BERRY.

1 SEMENTE DE CHIA


O QUE É: Uma semente rica em proteínas e fibras, que ajuda a saciar o apetite por mais tempo, reduz o índice glicêmico e o colesterol.
BENEFÍCIOS: Ajuda a emagrecer, reduz o colesterol, rica em cálcio e em vitaminas, fortalece a imunidade.

CUSTO: Entre 10 e 15 reais o saco com 100 gramas. Dependendo da marca e do estabelecimento, os preços podem variar para mais ou para menos. Já vi pacote de chia orgânica de 100 gramas por 30 reais! 
Pode parecer caro mesmo o pacote de 10 reais, mas penso que o custo x benefício é muito bom, pois uso apenas uma colherzinha de chá por dia, então o pacote dura muito tempo.

COMO EU USO: 

*Fotos retiradas dos sites M de Mulher, Everydaygourmet e Pão de Açúcar.
1. CHIA NA TAPIOCA: Gosto de misturar a semente de chia com a goma para fazer tapioca no café da manhã. Dizem que dá uma sensação de saciedade por mais tempo. Tenho o costume de comer de três em três horas, então não sei se funciona em um tempo maior do que esse.

2. PUDIM DE CHIA: Essa é uma receita bem simples. Basta misturar uma colher de chia em um copo de leite vegetal (de soja, de coco, de amêndoas, de arroz), com uma colher de chá de essência de baunilha. Deixe hidratar por oito horas e você vai ter um alimento parecido com a consistência de pudim. Particularmente não achei muito saboroso. Fiz com leite de soja, talvez o leite de amêndoas deixe um sabor mais gostoso. De qualquer forma é um alimento muito nutritivo.

3. SUCOS COM CHIA: Pra quem tem dificuldade de comer coisas diferentes, uma boa opção para o lanche da manhã é bater uma colher de chia no suco de frutas, pois não se percebe bem o gosto da semente dessa forma. 

4. IOGURTE DE CHIA: Você pode misturar uma colherzinha de chia no iogurte, ou se preferir hoje em dia existem marcas que já fabricam o iogurte com chia.


2. SEMENTE DE LINHAÇA

*Foto do site Mulher
O QUE É: Uma semente de alto valor nutricional, rica em fibras, fonte de vitamina B6 e B9 ômega 3 (essencial para o bom funcionamento do cérebro) e ômega 6 (auxilia no metabolismo de gordura e combate o colesterol). Existem dois tipos: dourada e marrom. Apesar da primeira possuir uma maior quantidade de ácidos graxos, não existem grandes diferenças quanto ao teor nutricional. 

BENEFÍCIOS: Ajuda a emagrecer; Controla e previne diabetes; Previne alguns tipos de câncer, Melhora o funcionamento do intestino.

CUSTO: Entre 5 e 10 reais o pacote de 200 gramas. A farinha de linhaça é um pouco mais cara, chegando a custar até 30 reais.

COMO EU USO:


*Fotos retiradas dos sites M de Mulher, Boa Forma e Pão de Açúcar.

1. FARINHA DE LINHAÇA: Substituo pela farinha de trigo normal em tortas, bolos e pães.Existe a opção de farinha de linhaça pronta para vender, mas você também pode processar o grão se preferir.

2. SUCOS COM LINHAÇA: Os sucos batidos com linhaça são bem nutritivos, e assim como na chia, essa opção auxilia a disfarçar o sabor da linhaça para aqueles que preferirem.

3. LINHAÇA SUBSTITUINDO O OVO: Em receitas veganas é comum utilizar a linhaça hidratada, que vira uma espécie de gel para substituir o ovo. 

4. LINHAÇA COM IOGURTE: Algumas marcas disponibilizam o iogurte com linhaça, assim como com a chia, mas você pode acrescentar uma colher de linhaça ou farinha de linhaça ao iogurte de sua preferência se assim desejar. 


3.GOJI BERRY

*Foto do site Remédio Caseiro.

O QUE É: Uma fruta rica em Vitamina C, minerais e caratenóides.

BENEFÍCIOS: Tem ação antioxidante e anti-inflamatória (por isso dizem que ajuda a diminuir a celulite rss), melhora o sistema imunológico, auxilia a equilibrar o colesterol e a emagrecer. 

CUSTO: Nem todo mundo tem a sorte de ter um pé de goji berry no quintal, então a frutinha é vendida desidratada ou em pó. Essa é a opção mais cara das três, um pacotinho de 60 gramas chega a custar de  15 a 20 reais no mínimo, nos lugares em que pesquisei. Além da frutinha desidratada e do pó para misturar em sucos ou tortas, ainda existem as opções de cápsulas de goji berry custando na média de 30 reais o pote.

COMO EU USO:

*Fotos retiradas dos sites Cozinhando com Amigos, Dieta Dunkan.


1. GOJI BERRY COM IOGURTE: Gosto de misturar uma colher das frutinhas desidratadas no iogurte que tomo no lanche da tarde. Além de nutritivo, como consumo muito iogurte, é bom para mudar o gosto.

2. SORVETE DE BANANA COM GOJI BERRY: Nunca teste essa receita processando a fruta junta com a banana, mas parece ser muito bom também. O cozinhando com amigos ensina aqui a fazer dessa forma. Geralmente faço o sorvete de banana e salpico Goji berry por cima. A receita é bem simples: basta congelar a banana madura e bater no liquidificador sozinha, com iogurte ou com alguma fruta. A Claudinha Stoco ensina a fazer aqui.

3. BOLINHOS DE GOJIBERRY: Você pode misturar as frutinhas na massa de bolo, cupcake, muffin ou pães. Ainda não testei, mas acredito que deve ficar muito bom. Quem conhece a dieta Dunkan sabe que essa é uma das dicas de receita.

Essas são as minhas dicas. Espero que tenham gostado!
Pin It button on image hover