expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

A MELHOR PALESTRA QUE VOCÊ VAI VER NA VIDA - GARY YOUROFSKY E O VEGANISMO

E aí que eu resolvi começar o processo de virar vegana. Não mudou muita coisa na minha vida, na realidade. 
Moro em um local bem quente, então a maioria das minhas roupas são feitas de algodão, e tenho algumas de material sintético também. Nunca tive roupas de couro e  peles de animais. Nunca concordei com isso.

Há muito tempo não tenho bolsa de couro, antes mesmo de virar vegetariana pois além de não me sentir bem usando aquilo, elas são bem pesadas e esquentam muito. Meus calçados são uma questão a se resolver. Tenho alguns feitos de couro ainda. Alguns veganos aconselham a continuar usando, já que o mal já está feito, e repor o sapato apenas conforme ele for desgastando. Outros preferem doar os sapatos antigos. No momento vou continuar usando, mas pretendo repor em breve. Não tem como comprar tudo novo e repor do dia pra noite, então estou indo com calma.

Já estava no processo de ir usando e repondo aos poucos os produtos de higiene pessoal, cosméticos e maquiagens por marcas cruelty free. Agora tenho que ter o cuidado para consumir apenas produtos veganos, sem derivados animais, como por exemplo mel e lanolina, comuns em cosméticos.

Minha alimentação também mudou pouco. Estava consumindo leite e ovos, e agora parei. Estou lendo os rótulos dos alimentos com mais cuidado e foi com grata surpresa que descobri várias coisas veganas dentre os produtos que eu já consumia. Apesar de ter ficado um pouco mais complexo comer fora em certas ocasiões, descobri que não é impossível, e que nem sempre eu preciso levar minha marmita. rss

O olhar das pessoas também não mudou muito. As reações são variadas. Alguns amigos me desejaram "sorte", outros falaram que eu já pareço anêmica (mesmo após eu ter dado a notícia com menos de 24h da minha decisão rss), assim como tiveram aqueles que se interessaram pela minha experiência, super se identificaram e estão também buscando esse caminho.

Não é uma decisão cômoda com certeza, mas também não é algo difícil de fazer. Hoje em dia existem milhares de substitutos veganos para tudo que se possa imaginar.
E para me dar uma coragem extra comecei a pesquisar vídeos no youtube, e cheguei nesse aqui. 

O Gary Yourofsky é um ativista vegano que já foi preso 13 vezes e expulso de 5 países devido às suas ações em defesa dos animais.
Ele viaja pelos EUA realizando palestras nas universidades pois acredita que é através da educação, especialmente dos mais jovens que as mudanças poderão ser possíveis.







O primeiro vídeo mostra a palestra de Gary em uma faculdade e dura cerca de uma hora. Apesar de conter um vídeo bem perturbador de cerca de três minutos, que  eu não consegui assistir sem desviar o olhar, é um vídeo muito importante. A palestra é maravilhosa e Gary é muito bem articulado e informado, em muitos momentos é também bem engraçado e polêmico. rss

Não concordo com algumas ideias dele que vi em outros vídeos (declarações que ele fez quando era mais jovem, principalmente) mas no geral gostei muito das ideias dele.

O segundo vídeo é a sessão de perguntas e respostas após a palestra, muito interessante de se ver também, e contém cerca de meia hora.
Existem vários vídeos e palestras do Gary no youtube, mas acho que de todos que vi, essa é uma das melhores, não é à toa que é uma das mais famosas.

Bom, se você não é vegano e nem pretende virar, ainda assim é um vídeo importante de se ver. É importante estar informado sobre o que se está consumindo, e muita gente (eu era uma delas) passa a vida inteira sem refletir o que é de fato aquela comida no prato, e como se deu o processo até ela chegar ali.

Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Pin It button on image hover