expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

domingo, 1 de março de 2015

Pincéis de Make Veganos e Reflexões Sobre Exploração Animal.


Eu adoro acessórios de make. Gosto de tudo bem organizado em cima da minha penteadeira. Quando comecei a consumir mais maquiagem comprei muitos pincéis, um exagero quase. Fui me desfazendo aos poucos de alguns, doando para amigos, mas ainda tenho uma quantia considerável, o que não é ruim pois muitas vezes maquio amigos e familiares, então facilita a vida.

Entretanto comprei meus pincéis há alguns anos, antes de sequer pensar sobre o veganismo e exploração animal. Antes de ter consciência do sofrimento animal. Hoje eles me incomodam. Ainda tenho um ou dois feito de pêlos de animais, e muitos com procedência desconhecida. Não consigo mais usá-los, eles ficam ali encostados e quando vou me maquiar sinto uma tristeza olhando para eles. 

*Somos seres vivos e não coisas.

Mas não se muda valores do dia para a noite, é uma construção, e preciso ter paciência comigo. Já consegui mudar tantas coisas nesses sete meses. Considero isso uma vitória. Produtos de higiene pessoal veganos já fazem parte da minha rotina. No começo era preciso fazer uma pesquisa minuciosa nas prateleiras dos supermercados ou lojas, hoje já está tão internalizado em mim, já elegi minhas marcas preferidas, e esse processo de escolha de xampu, condicionador, sabonete, já é feita com mais agilidade.

Mas os benditos pincéis ainda estão ali, me encarando.
E pincéis são ítens caros, eu me dizia. Vou trocando aos poucos. Comprei um de pó da Ecotools e a correria do dia-a-dia me fez esquecer desse projeto. Ou talvez a comodidade. Sei que chegou a hora de fazer uma doação e adotar novos pincéis, veganos, eco-sustentáveis, amigos dos animais.


É polêmico para muitos veganos se devemos doar os pincéis feitos a partir de exploração animal. Eu acho válido. Não considero eco-sustentável jogá-los no lixo. O dinheiro já está gasto, a tragédia já foi feita. Se eu presenteio uma amiga com esses pincéis, impeço que ela financie essa indústria, o mínimo que seja. Claro que o ideal seria incentivá-la a comprar de marcas veganas também, mas nem sempre isso é possível, não somos donos da consciência alheia.

Só posso me assegurar das minhas mudanças, minhas atitudes, e esse é um novo passo que pretendo dar. Já estou pesquisando as marcas, são tantas opções: Ecotools, Elf, Real Techniques, Quem disse Berenice?, entre outras. Pincéis com qualidade superior aos de cerdas naturais inclusive, com preços variados, desde os mais baratinhos aos mais caros.
 Estou olhando sites importados principalmente, pois a diferença de preço de algumas marcas vendidas aqui no Brasil, infelizmente ainda é imensa. Em breve venho mostrar meus pincéis novos e os lugares onde podemos encontrar pincéis veganos aqui no Brasil.

:)

Nenhum comentário:

Pin It button on image hover