expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

VATAPÁ DE PALMITO VEGANO


Vatapá é um prato que já virou tradicional nas reuniões da minha família. Desde que virei vegana comecei a levar minha própria comida para esses eventos, mas ficava babando nos pratos dos outros. rss
Não me entendam mal, minhas comidas eram bem gostosas, porém vatapá e acarajé são meu ponto fraco.
Pois fui atrás de uma receita vegana, e em meio a várias inspirações, e também baseada na receita que vi sendo feita durante anos na cozinha da minha avó pelo meu tio e minha tia-avó, cheguei nessa receita aqui.

Ela já foi devidamente aprovada pela minha testadora oficial: minha irmã. rss
E se a mana falou tá falado. Pois vamos então a receita.

INGREDIENTES:

1 pimentão picado(você pode misturar 1/3 de pimentão amarelo, verde e vermelho respectivamente. Foi o que fiz).
1/2 cebola picada 
1/2 tomate picada
1 xícara de palmito em cubinhos pequenos
Cheiro Verde picado
2 Dentes de Alho
1 pimenta dedo de moça picada (eu usei molho de pimenta e ficou bem gostoso também)
1 pão dormido ou 1 xícara de farinha de rosca (Aqui, fique atento se o pão contém leite ou ovos)
1 garrafinha de leite de coco
50 gramas de castanha de cajú moída.
3 colheres de azeite de dendê
2 colheres de Creme de Leite de Soja
1 xícara de leite vegetal (eu usei extrato de soja)
Sal a gosto
2 colheres de azeitona picada (opcional)

MODO DE PREPARO

1- Pique ou rale o pão e deixe de molho no leite de coco. Se optar por usar a farinha de rosca, faça o mesmo. A consistência deve ficar como a de uma papa. Reserve.
2- Em uma panela alta coloque o azeite de dendê e refogue o alho, a cebola, os pimentões, o tomate, a pimenta e o palmito. 
3. Acrescente a mistura de pão ralado com leite de coco mexendo sempre.
4. Acrescente a farofa de castanha de caju e o cheiro verde. Nesse momento a mistura deve engrossar bastante, então adicione a xícara de leite vegetal, ou água se preferir.
5. Acerte o ponto de sal.
6. Desligue o fogo e adicione o creme de leite.
7. Está pronto.


Essa receita serve bem 4 pessoas. Caso queira fazer para mais pessoas, dobre ou triplique a quantidade.
Espero que tenham gostado!
Bom apetite!

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Tâmara,
Gostei da tua receita mas tive que fazer uns improvements para ficar um pouco melhor, se vc me permite.
Eu sou vegano, assim como minha esposa e minha filhota. Moro em London e foi difícil achar palmito, mas encontrei um ótimo da Costa Rica.
Coloquei mais tomates e mais castanha de caju, que por incrível que pareça aqui é mais barato que no brazil. O cheiro verde que utilizei foi coentro fresco e no mais é isso, só que demora mais do que parece para os ingredientes ficarem bem cozidos e o sabor realçar. Anyway, obrigado pela dica.
Abraço, Carlos

Pin It button on image hover