expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

NATAL VEG - Mini Tender e Pavê de Paçoquita

Esse foi o meu primeiro Natal desde que decidi virar veg (etari) ana. Sendo essa uma data em que existe um grande consumo de carne, fortemente imposto socialmente, e sendo eu a única pessoa veggie da minha família, decidi que levaria um prato doce e um prato salgado para nossa comemoração.

Minha família insistiu bastante para que eu fizesse o vatapá de palmito, fiquei feliz que eles realmente gostaram da receita e fiz para compartilhar, mas para mim esse não é um prato muito natalino, então pesquisei na internet por receitas que tivessem mais a ver com a data. Como sempre, o canal do Presunto Vegetariano me salvou. rss

(Ps: alguns amigos me questionam sobre pratos vegs que "imitam" pratos com carne, como se isso fosse hipocrisia por parte das pessoas vegs. Esse é um assunto muito interessante e pretendo fazer um post sobre isso depois. Acho que já deu pra perceber, entretanto, que discordo fortemente dessa teoria!)

Além do vatapá de palmito, resolvi fazer um mini tender vegano e o pavê de paçoquita. As receitas ficaram levemente diferentes das propostas pelo canal, pois adaptei aos ingredientes que tinha disponíveis, mas colocarei os vídeos com as receitas originais aqui também.

TENDER VEGANO


Como já havia muita comida na festa, optei por fazer o mini tender da Goshen, de 300 gramas. Comprei no São Luís por cerca de 16 reais. (UPDATE: Na verdade foi 13 reais! O tender grande de 900 gramas custa entre 16 e 18 reais!)
Para fazer a receita, segui as instruções da Paula Lumi, exceto por alguns detalhes. 

1. Deixei o mini tender marinando por cerca de doze horas em suco de laranja e suco de limão siciliano (não coloquei a calda de pêssego sugerida), virando de tempos em tempos.

2. Risquei o tender, espetei com os cravos, cobri com papel alumínio e levei ao forno por 20 minutos.

3. Fiz o molho com o suco de laranja e limão, açúcar, mostarda e alecrim e reguei o tender, levando-o ao fogo por cerca de 1 hora.

4. Aqui minha receita ficou um pouco diferente. Fiz uma calda com cerejas frescas, água e açúcar. Retirei o tender do forno e joguei a calda por cima.

5. Usei farofa de soja temperada com cebola, sal e pimenta, e adicionei linguiça de soja frita no azeite e alho, além de castanhas.

O prato foi bastante elogiado e apesar de pequeno, como havia muita comida para complementar, todos (dez pessoas) comeram um pedaço e ainda sobrou um pouco para o meu almoço hoje.

PAVÊ DE PAÇOQUITA


Nesse prato também fiz apenas uma modificação devido à falta de um ingrediente na minha cozinha, além da preguiça de enfrentar a fila do supermercado na véspera do feriado. rss

1. Fiz um creme com leite de soja, em vez do leite de amêndoas sugerido, além de açúcar e paçoquita esfarelada. Como não havia amido de milho em casa para engrossar o creme, substituí as três colheres de amido de milho por uma de ágar-ágar e duas de extrato de soja, e funcionou bem. O creme ficou com uma consistência boa, especialmente depois de ficar na geladeira.

2. Procurei no super mercado por biscoitos tipo maizena sem ovo nem leite, e a única opção que achei era bem cara. Cerca de vinte reais por um pacote de biscoito maizena no São Luís. Resolvi usar o biscoito maizena original, que contém leite na receita, então infelizmente esse pavê não é vegano!
Só depois percebi que poderia ter usado biscoito cream cracker, que contém apenas traços de leite em seus ingredientes.
Ainda estou me adaptando e na hora da pressa cometi essa falha, mas tudo bem, fica o aprendizado para as próximas vezes. rss

3. Molhei os biscoitos em uma mistura de leite de coco e leite de soja para o sabor da soja não ficar muito acentuado. Esfarelei paçoquita por cima do doce e ficou bem bonito.

4. Como sugerido, o pavê ficou na geladeira por 24 horas. Estava muito bom e foi muito elogiado, mas na minha opinião o gosto no dia seguinte (com cerca de 36 horas na geladeira) estava ainda mais saboroso.


Esse post foi mais pra mostrar que é possível comer bem, e adaptar as receitas veg para qualquer situação. Todo mundo comeu e gostou bastante, mesmo ninguém sendo vegetariano. 

Quando um evento ou uma festa acontece, gosto de caprichar nos pratos, para mostrar que é possível sim comer bem, que não precisamos abrir mão de nada, nem explorar animais para isso!

Espero que tenham gostado e Feliz Natal a todos!

Nenhum comentário:

Pin It button on image hover